Roteiro Prático Nº 1 – Introdução à Programação

Objetivos:

Conhecer o ambiente Dev-C++ e praticar o seu uso para construção e execução dos primeiros programas.

Livro texto:

ASCENCIO, A. F.G., CAMPOS, E.A.V. Fundamentos da Programação de Computadores (Algoritmos, Pascal, C/C++ e Java). Editora: Prentice-Hall, 2008.

Fundamentação Teórica:

Referência para consulta e estudos: Capítulo 1 e 2 do livro texto.

Roteiro:

a) Para iniciarmos um novo arquivo de código, é preciso acessar o menu “Arquivo -> Novo -> Arquivo Fonte” ou então utilizar o atalho CTRL + N.

fig1.png

b) Copie o seguinte programa para o novo arquivo:

#include <iostream>
using namespace std;
 
int main()
{
 
   cout << “Hello world!”;
 
   system("PAUSE > null");
   return 0;
}

c) Salve o arquivo.

d) Utilizamos o comando Compilar para compilar o arquivo código do programa em que estamos trabalhando e gerar um arquivo executável deste programa. Em seguida, utilizamos o comando Executar para automaticamente executar o arquivo criado pela compilação.

fig2.png

e) Quando compilamos um arquivo de código no Dev-C++, a janela indicadora do progresso da compilação é automaticamente aberta. Caso o arquivo de código não contenha nenhum erro, a compilação terminará e a janela de progresso permanecerá aberta para indicar que tudo correu bem (verifique o quadrado da janela chamado “status”: ele deverá indicar Done após o fim da compilação). Desta maneira, após o fim da compilação basta fechar a janela e executar o programa executável que foi gerado.

fig3.png

f) Caso nosso arquivo de código contenha uma ou mais linhas de códigos com erro, a compilação é interrompida para que estes erros (ou advertências) sejam verificados pelo programador. A janela de progresso da compilação é fechada, e a janela inferior do programa é maximizada mostrando todos os erros que foram encontrados durante a compilação do programa.

g) Seja o seguinte programa:

#include <iostream>
using namespace std;
 
int main(){
 
int a, b, c, d;
 
cout << Digite o primeiro numero: << endl;
cin >> a;
 
cout << Digite o segundo numero: << endl;
cin >> b;
 
cout << Digite o terceiro numero: << endl;
cin >> c;
 
d = a + b + c
coot << Resultado:  << d;
 
system("PAUSE > null");
 
return 0;
}

h) Compile o programa acima e elimine os erros de sintaxe existentes. Uma vez compilado com sucesso, execute o programa e verifique o resultado.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License